segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Seleção das Escolas

A Seleção das Escolas priorizou a definição de critérios de seleção, a escolha do conteúdo da apresentação inicial e a estratégia de divulgação junto às escolas da região.

Para seleção das escolas foi estabelecido que as 155 escolas da região da grande Florianópolis seriam convidadas para evento de apresentação da iniciativa através de comunicados internos da Gerência de Educação encaminhados há 10 e 3 dias do evento. Visando conhecer melhor cada escola e verificar o interesse pela proposta, as instituições participantes foram convidadas a responder questionário com informações básicas. A partir destes questionários, conforme necessidade as escolas poderiam ser visitadas para seleção final. Nossa equipe priorizou uma distribuição geográfica que privilegiasse diferentes contextos locais, assim como uma gestão pedagógica, administrativa e estrutura física específicas.  

Na apresentação inicial foram apresentadas as bases filosófica que norteiam o desenvolvimento do Programa, além de seus objetivos e um resumo da metodologia. Nesta atividade buscou-se evidenciar obstáculos e possibilidades previstos para a construção coletiva dos resultados. 

O evento de divulgação inicial foi realizado no dia 13/08/2009 (quinta-feira) às 9:00 horas no auditório da Gerência de Educação. Das 155 escolas notificadas estiveram presentes 13 escolas. E destas, apenas 07 (sete) devolveram os questionários respondidos.

A partir d a sistematização dos questionários e de uma reunião para análise dos mesmos, através dos critérios estabelecidos, foram selecionadas 4 (quatro) escolas. Foi discutida a possibilidade de realização de outro evento devido à pequena resposta das escolas. Entretanto, devido o critério de interesse, e por se tratar de uma etapa exploratória que, além da realização das intervenções na escola visa pesquisar e sistematizar dados sobre a construção de ações socioambientais, concluiu-se que a presença na reunião e a devolução dos questionários já seriam dados importantes para futuras reflexões. Desta forma, no caso de realização de outro evento estaríamos “mascarando” informações importantes no que se refere ao interesse e participação espontânea das escolas na construção de ações socioambientais.

As escolas selecionadas foram: A Escola de Ensino Médio Osmar Cunha (Canasvieiras) e a E.E.B. Getúlio Vargas (Saco dos Limões) em Florianópolis, a E.E.B Profª Nicolina Tancredo na Palhoça e a E.E.B Aldo Câmara em São José.

As quatro escolas têm um total de aproximadamente 150 professores, além de gestores e funcionários. Somam cerca de 3000 alunos e retratam diferentes comunidades da região da Grande Florianópolis. Da mesma forma, a estrutura física das unidades escolares apresenta-se heterogênea com escolas mais novas e antigas, com diferentes possibilidades e limitações, assim como a gestão administrativa e pedagógica diferenciadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário