quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Estrutura do Programa

Como uma obra a ser construída, o Programa de Gestão Ambiental na Escola estrutura-se no trabalho participativo da comunidade escolar e na gestão do conhecimento socioambiental nas escolas. A partir de um planejamento pautado na flexibilidade, busca-se adaptação a realidade de cada unidade escolar com vistas a criação de possibilidades para construção de uma cultura socioambiental crítica emancipatória e intervencionista. 

O PGA Escola foi planejado para contribuir com a identificação de possibilidades/limitações socioambientais e no planejamento de estratégias de intervenção nas mesmas. Estas possibilidades/limitações são abordadas sob dois aspectos; 1) o administrativo operacional, relacionado a criação e acompanhamento de indicadores, consumo consciente, infra estrutura e manutenção; e 2) o pedagógico, onde é possível intervir no uso e criação de estruturas educadoras (horta, laboratório, captação de ação da chuva, viveiro, entre outros) criação de projetos curriculares e interdisciplinares, fomento e apoio a formação e fortalecimento de estruturas participativas (grêmio escolar, conselho deliberativo, APP, entre outras). 

Para a identificação destas possibilidades/limitações com vistas a uma intervenção posterior, o Programa foi planejado através dos seguintes passos; 1) Sensibilização para reflexão sobre a temática socioambiental e o papel da escola frente este cenário, 2) a identificação de demandas e pontos fortes (Diagnóstico Participativo / Quem somos? Em qual contexto estamos iseridos? ), 3) mudanças na política organizacional (Política Ambiental / Qual a nossa missão? Quais os nossos valores e princípios?), 4) o planejamento de ações e sistemas de monitoramento (Sistema de Gestão SocioAmbiental / Como vamos alcançar nossos objetivos e avaliar os resultados?), e 5) a implementação e avaliação das ações (trabalho participativo comprometido). 





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