terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Entrada em Campo

A entrada no campo de pesquisa se deu entre os meses de agosto e novembro de 2009. Após a seleção das quatro escolas foi realizado contato telefônico com os diretores das escolas participantes do evento inicial notificando as escolas escolhidas.  Neste momento ficou estabelecido que nossa primeiro contato nas escolas se daria através de visitas não agendadas nas quais a equipe conversou informalmente professores, gestores e funcionários das escolas  e aplicou mais de 40 questionários objetivando colher dados iniciais sobre a percepção de educação ambiental de professores, funcionários e gestores, a forma como é trabalhada em sala de aula, a receptividade à construção de uma política ambiental e de um sistema de gestão ambiental na escola, os principais temas identificados como necessidades da escola e as pessoas que se destacam como referência no trabalho socioambiental da escola.
Os dados evidenciaram que a questão socioambiental normalmente é identificada como responsabilidades de professores de biologia, ciências, geografia ou áreas afins, que a temática é trabalhada principalmente nas interfaces com o currículo e conteúdo de cada disciplina, indicativos de pouca transversalidade e interdisciplinaridade do tema. Por outro lado identificou que os professores tem grande percepção da necessidade de ações socioambientais mais efetivas, mas o cotidiano sobrecarregado não favorece o sucesso destas ações, o assunto gera interesse e debates e todas as escolas realizam algum tipo de ação socioambiental.   


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