terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pesquisa Ação

As pesquisas realizadas buscaram 1) identificar tendências quanto a percepção de professores, gestores e funcionários  no que se refere a necessidade de repensar o papel da escola frente as questões socioambientais contemporâneas e implementar ações mais efetivas, 2) realizar uma análise quantitativa e qualitativa inicial da atuação socioambiental das escolas participantes do programa, 3) propor e testar uma metodologia de intervenção na escola, 4) identificar características e tendências  dos processos de criação,  compartilhamento e institucionalização do conhecimento socioambiental na escola, 5) pesquisar ferramentas virtuais, semi-virtuais e não virtuais que possam facilitar a construção e implementação de políticas socioambientais na escola, 6) reunir e sintetizar um arcabouço teórico e prático para apoio à gestão socioambiental em escolas. 

A pesquisa identificou tendências, oportunidades e obstáculos na construção de ações socioambientais na escola. Resumidamente, destacamos que 1) foi identificada boa receptividade de professores, gestores e funcionários para refletir, identificar e solucionar questões socioambientais  a partir da escola. 2) De forma geral, as escolas já trabalham as questões socioambientais no seu cotidiano, normalmente representadas por ações especificas de um pequeno grupo de professores, ou a partir do conteúdo da disciplina. 3) Estas ações, na sua grande maioria carecem de maior transversalidade, interdisciplinaridade e sustentabilidade. 4) O Projeto Político Pedagógico não está presente de forma efetiva no cotidiano escolar. 5) O monitoramento, com vistas a efetiva implantação de ações e atividades planejadas representa um dos principais obstáculos nas escolas. 6) Embora existam muitas informações disponíveis (internet, jornais, mídia em geral) sobre a temática socioambiental, não foram identificados canais onde gestores e professores possam acessar informação sistematizada e organizada  para uso individual, pelo grupo e institucionalmente.7) De forma geral, as escolas enfrentam  problemas com a grande rotatividade de professores contratados (ACT), e carecem de ferramentas para garantir a continuidade do trabalho. 8) Professores e gestores identificam a necessidade de maior apoio na realização de ações socioambientais na escola. 9)Aspectos burocráticos operacionais e eventualidades operacionais sobrecarregam os gestores em grande parte do tempo.    

Estes são alguns dos indicativos da pesquisa realizada até aqui, que possibilitaram mais do que apontamentos, indicam para a construção de um sistema de conhecimento de apoio a implantação do Projeto Político Pedagógico com foco socioambiental.  

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