terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Levantamento Inicial

Concomitantemente à amostragem teórica, também foram recolhidos dados sobre o consumo e monitoramento de água e energia elétrica e gestão de resíduos nas escolas. Tais informações, pretendem identificar características, similaridades e diferenças no uso destes recursos pelas escolas. E por outro lado verificar a relação entre teoria e prática, ou seja, como a escola incorpora institucionalmente no seu cotidiano educação e gestão ambiental.

Quanto a gestão de  água e energia, os  dados demonstraram grande discrepância entre o uso destes recursos nas escolas. Devido à diferença no número de alunos entre as escolas participantes, os dados não podem ser analisados em termos do consumo absoluto. Desta forma, foram sistematizados em relação ao consumo por aluno, possibilitando um comparativo entre escolas de portes diferentes.

O gráfico (1) apresentado abaixo apresenta a média de consumo por aluno em cada escola do período de vinte e um meses e o gráfico (2) apresenta o consumo mensal por aluno em um período de  21 meses ( de 01/2008 à 09/2009).  Com os dados obtidos não é possível concluir se as escolas têm um ritmo de consumo elevado ou reduzido, mas pode-se verificar que existe grande diferença no ritmo de consumo e pouco controle.  

Gráficos


É importante ressaltar que, para obtenção desses dados, inicialmente foram contatadas as próprias escolas, entretanto, as mesmas não recebem e não tem controle das contas. Posteriormente a Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, também sem sucesso. Na Gerência de Educação da Grande Florianópolis, obtivemos as matrículas das unidades consumidoras de água e luz, sendo que os dados de consumo encontravam-se defasados e aparentemente, sem um controle por parte destes órgãos. Para obtenção dos dados apresentados, os mesmos foram obtidos junto às concessionária de água e energia responsáveis pelo seu fornecimento.

Estas informações não permitem a conclusão efetiva das causas de uma possível falta de controle no uso de recursos, mas os mesmos apresentam indicativos quanto à necessidade de monitoramento a partir da identificação de métodos e responsáveis pela sua realização.

A gestão de resíduos também é um problema nas escolas pesquisadas. Embora uma das escolas tenha um trabalho mais efetivo na gestão de seus resíduos as escolas realizam este trabalho e não a utilizam eficientemente como ferramenta pedagógica. Em 75% das escolas pesquisadas a sujeira na escola representava um dos principais problemas identificados por professores e funcionários.  

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