quarta-feira, 1 de agosto de 2012

2º ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para promover a troca de experiências entre os segmentos da sociedade e identificar o que vem sendo desenvolvido a partir do Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA/SC), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea/SC) realizam, entre os dias 18 e 19 de setembro, o 2º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, voltado para representantes das principais instituições públicas e privadas ligadas à questão ambiental. O encontro será no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

O Encontro terá como objetivo promover a troca de experiências entre os segmentos da sociedade e identificar o que vem sendo desenvolvido a partir dos dois primeiros eixos do ProEEA/SC: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL e DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXPERIMENTAÇÕES 

DATA E LOCAL
2º Encontro Catarinense de Educação Ambiental
18 e 19 de setembro
Teatro Governador Pedro Ivo
Centro Administrativo - Rodovia SC 401, 4600, km 5 - Saco Grande II
Florianópolis/SC - CEP 88032-000

INSCRIÇÕES
Este encontro é destinado prioritariamente aos educadores das instituições que compõe a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, limitado ao número de até 500 participantes. Após 15 de agosto, serão disponibilizadas as vagas que não forem preenchidas para outros participantes.
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricoesciea@sds.sc.gov.br .

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina – CIEA/SC
Presidente CIEA/SC - Rejane Varela
Gerente de Planejamento e Educação Ambiental – SDS
Contato: (48) 3665 4252 - rejane@sds.sc.gov.br 
Analista Técnica em Gestão de Desenvolvimento Sustentável - Maureen A. Gonçalves
Contato: (48)3665 4267 - maureen@sds.sc.gov.br 
Centro Empresarial Office Park - Bloco II - 4756
SC 401 Km5 - Saco Grande II - 88032005

SUBMISSÃO DE RESUMOS: CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
Os resumos dos trabalhos, em português, devem conter claramente os objetivos, métodos, resultados e conclusões (se houver). O tamanho máximo deverá ser de 500 palavras. Deverão ser confeccionados em papel A4, margem superior e inferior de 2,5cm, esquerda e direita de 2,0cm, arquivos no formato .doc ou .docx – em modo de compatibilidade, com caracteres do tipo "Times New Roman". As páginas não deverão ser numeradas.

As informações do cabeçalho deverão ser centradas, e na seguinte ordem de apresentação:
1. Eixo ou Eixos Temáticos - PROEA à qual o trabalho está sendo submetido (corpo 12 negrito)
2. Título do trabalho em português e com letras maiúsculas (corpo 14 negrito)
3. Nome(s) do(s) autor(es), somente com as primeira letras maiúsculas (corpo 14 negrito)
4. Instituição(ões) que representa (corpo 12 negrito)
5. Subdivisões da Entidade incluindo e-mail, caso queira endereço completo (corpo 10 negrito)
6. A palavra RESUMO deverá ser centrada (corpo 14 negrito), e o texto deverá ser em corpo 12, num único parágrafo, com no máximo 500 palavras.
Os autores selecionados receberão instruções via internet sobre a forma de apresentação em forma de pôster.
Deverão ser cumpridos os seguintes prazos:

ENTREGA DOS TRABALHOS E RESUMOS: até 20 de agosto de 2012
1. Remessa da notificação de aceitação e instruções via internet sobre a apresentação em forma de PÔSTER dos 45 trabalhos selecionados pela comissão: a partir de 03 de setembro de 2012
2. Os demais trabalhos aceitos serão contemplados nos anais do evento.

TEMÁTICAS:
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Propõe implementar programas de formação continuada em Educação Ambiental nos diferentes níveis de educação (Formal e Não-Formal), estimulando as parcerias entre os setores público, privado e social, por meio do reconhecimento, valorização e utilização do potencial das pessoas existentes no Estado de Santa Catarina, com experiência nas diversas linhas de ação da Educação Ambiental.

DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXPERIMENTAÇÕES - As ações deste eixo focalizam, prioritariamente, as questões locais que enriqueçam a identidade cidadã, sensibilizando para a consciência crítica e contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade de vida. Assim, recupera a função social do conhecimento científico e valoriza o conhecimento local como saber ambiental, etnoconhecimento e o das comunidades tradicionais. A linha norteadora privilegia o fomento de estudos e pesquisas que visem diagnosticar a realidade das comunidades, levando ao desenvolvimento de articulações intra e interinstitucionais nas ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, prevenção e diminuição dos impactos ambientais negativos.

COMISSÃO CIENTÍFICA
Coordenadora: Profa. Msc. Hélia Farias Espinoza – UNIVALI
Prof. Esp.. José Matarezi - UNIVALI
Profa. Dra. Rosemy Nascimento – UFSC
Prof. Dr. André B. Siqueira - PPGE/UNISUL
Prof. Msc. Janaina Devi Pereira da Silva – FATMA
Prof. Msc. Bernardete Panceri – SAR/EPAGRI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário